Design Sprint

É o método Google para inovar que soma as características LEAN STARTUP + DESIGN THINKING + MÉTODOS ÁGEIS.

Erica Marques

Jake Knapp, criador da metodologia, conta que o Design Sprint foi desenvolvido na Google Venture, Google [X] e com o time de UX do Google.

Atualmente o Design Sprint é um dos maiores sucessos de estratégia de negócios, inovação, ciência do comportamento, pensamento de design, colaboração e mais – empacotado em um processo testado na prática que qualquer equipe pode usar.

Quando uma equipe multidiciplinar trabalha junto em um Design Sprint, em vez de esperar para lançar um produto mínimo viável (MVP) para entender se uma idéia é boa, em apenas cinco dias já obtém dados claros de um protótipo realista.

Com o sprint você ganha uma superpotência: Você pode avançar para o futuro para ver o seu projeto acabado e reações do cliente, antes de fazer qualquer investimento pesado.

Design sprint é muito utilizado no Google, assim como em startups e empresas de qualquer tamanho, principalmente no Vale do Silicio.

Se você consegue desenhar uma ideia, você consegue materializar essa ideia

Erica Marques

Etapas do Design Sprint

Evento Viasoft Connect

Etapa 1 – ENTENDER / MAPEAR

Por padrão, é uma equipe multidiciplinar que vai participar do Design Sprint. Pessoas com perfis e conhecimentos diferentes. Sendo assim, precisamos cada um vai ter uma percepção sobre o desafio a ser trabalhado e, principalmente qual vai ser o foco.

Nesta primeira etapa, convidamos um especialista para apresentar o desafio que será trabalhado e o decisor junto com a equipe escolhe o momento-alvo para criar um foco estreito para o sprint. É neste momento que ocorre o alinhamento das informações e toda equipe fica na mesma página.

Etapa 2 – ESBOÇAR

Em vez de um brainstorming em grupo (que geralmente produz idéias abstratas e superficiais), o Design Sprint conta com o trabalho individual para depois compartilhar. Para criar soluções concretas e detalhadas, todos esboçam. O desenho é normalmente o domínio exclusivo dos designers, mas oferece uma oportunidade única para todas as pessoas da equipe colocarem sua solução em igualdade de condições.

Etapa 3 – DECIDIR

Normalmente as decisões em grupo são um pesadelo de argumentos de vendas, discussões e debates intermináveis. O sprint usa a tomada de decisões estruturada para aproveitar ao máximo a experiência de todos. Com as técnicas do Design Sprint a equipe toma decisões melhores, mais rápidas e com mais opiniões.

Etapa 4 – PROTOTIPAR

O núcleo do sprint é o desenvolvimento de um protótipo realista em apenas um dia. Também é o momento de definir as perguntas para a entrevista que será realizada na etapa 5.

Etapa 5 – TESTAR

No último dia de cada Design Sprint, a equipe testa seu protótipo com clientes-alvo reais.